DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE CORRENTES E MOLAS PARA BUSCA DA FORMA
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.07Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de modelos físicos de correntes e molas empregados nos processos de busca da forma (form finding), comumente utilizados para a definição do padrão de corte em projetos estruturais de cabos de aço retesados. O trabalho objetivou examinar as singularidades de tal metodologia de análise e concepção estrutural, inicialmente elaborada pelo arquiteto alemão Frei Otto, e se baseou na literatura crítica acerca do desenvolvimento das tecnologias de sistemas de cabos de aço. Ao longo deste trabalho, foram investigadas diferentes possibilidades de materiais e métodos de medição dos modelos físicos, que tiveram a finalidade de fornecer dados de ordem qualitativa acerca do comportamento do sistema estrutural em questão, em situação de desenvolvimento de projetos. Com o intuito de avaliar a precisão e confiabilidade do modelo de correntes e molas, em paralelo, foram desenvolvidos modelos digitais por meio do método das Densidades de Forças. Por fim, os resultados obtidos por meio dos dois métodos de busca da forma foram comparados, buscando-se compreender as vantagens e limites de suas aplicações práticas.
Palavras Chave: Concepção estrutural, Formas funiculares, Frei Otto, Estruturas de Cabos de Aço Retesados, Método das Densidades de Forças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.