AS AVENIDAS COMO MARCOS DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA

Autores

  • Mariana Sousa de Andrade Universidade Federal da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lysie dos Reis Oliveira Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.09

Resumo

O texto explana as modificações no desenho urbano de Feira de Santana, Bahia, entre 1960–2018, tendo em vista as transformações ocorrentes na cidade, em particular em suas avenidas, nesse período, face o processo de crescimento urbano e a proposta de modernização. Com base na revisão bibliográfica de autores que descreveram sobre as alterações do desenho urbano na referida cidade — cada um com um foco diferente em sua pesquisa — e da análise de imagens como mapas e fotografias, o trabalho irá revelar as transformações da paisagem urbana em função da implantação e do redesenho das avenidas e seus reflexos no ideário de modernização criado para a cidade. Será demonstrado o desvelamento do desenho das primeiras avenidas de importância local, como da Getúlio Vargas e da Senhor dos Passos, o surgimento e as transformações de outras, como, por exemplo, o da Nóide Cerqueira, de forma a discutir a cidade que se reconecta por esses marcos urbanos, se metamorfoseando e remodelando.

Palavras-chave: Feira de Santana, desenho urbano, avenidas.

 

Biografia do Autor

Mariana Sousa de Andrade, Universidade Federal da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de bSantana (UEFS)

Funcionária, concursada pela UEFS, setor de Projetos (GEPRO)

Lysie dos Reis Oliveira, Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Arquiteta e Urbanista, orientadora, Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade Estadual da Bahia- UNEB.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

de Andrade, M. S., & Oliveira, L. dos R. (2019). AS AVENIDAS COMO MARCOS DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA. Arquitetura Revista, 15(2), 369–387. https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.09

Edição

Seção

Artigos