FUNCIONALIDADE E MOBILIÁRIO DA HABITAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO DE MORADIAS SOCIAIS

Autores

  • Louise Logsdon Docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e doutoranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)
  • Márcio Minto Fabricio Docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)
  • Dayanna de Mello Sousa Graduanda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)
  • Yasmin Gopfert Padilha Graduanda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.01

Resumo

Estudos demonstram que a falta de funcionalidade é um problema latente nos projetos antigos e recentes de habitação de interesse social (HIS). A busca desenfreada pela redução do custo da moradia tem refletido na baixa qualidade espacial das moradias, vislumbrada na dificuldade de mobiliar e circular nos ambientes. A literatura discute, no entanto, quais são os atributos necessários para a garantia da funcionalidade no projeto de moradias. São aspectos ligados ao programa, à compartimentação da moradia, às suas áreas e dimensões mínimas e, sobretudo, à relação do mobiliário mínimo necessário para a realização das atividades domésticas, bem como à área necessária para o seu uso e para a circulação nos espaços da moradia. Sendo assim, para que sejam elaborados projetos de habitação funcionais, é necessário que seja conhecido o conjunto de móveis e equipamentos necessários para o desempenho das diversas atividades domésticas, suas características dimensionais e de uso. E é este o objetivo central do trabalho: verificar no comércio popular quais são as dimensões do mobiliário mínimo da habitação e, com esses dados, elaborar uma família de objetos paramétricos para Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling [BIM]), composta por todos os itens do mobiliário básico necessário em uma moradia. A pesquisa é de caráter prático, natureza aplicada e orientada à prescrição, e foi sistematizada em três etapas principais: (1) entendimento do tema; (2) coleta de dados; (3) construção de família BIM de mobiliário padrão popular. Como resultado, incialmente, é apresentada uma análise comparativa entre as dimensões do mobiliário encontrado no comércio com o que é indicado na literatura especializada. Posteriormente, esse mobiliário é disponibilzado para download, em forma de arquivos de famílias compatíveis com o Autodesk Revit. Por fim, a aplicabilidade desse material é ilustrada em uma análise de projeto. Sendo assim, a pesquisa afirma sua relevância ao disponibilizar à comunidade acadêmica, projetistas e demais interessados um material que é de grande utilidade para uma melhor prática de projeto, em especial aos de HIS.

Palavras-chave: Qualidade habitacional, projeto habitacional, funcionalidade.

 



Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Logsdon, L., Fabricio, M. M., Sousa, D. de M., & Padilha, Y. G. (2019). FUNCIONALIDADE E MOBILIÁRIO DA HABITAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO DE MORADIAS SOCIAIS. Arquitetura Revista, 15(2), 212–237. https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.01

Edição

Seção

Artigos