A integração da arte na arquitetura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2017.132.03Resumo
Este artigo é dedicado a nova abordagem cientifica para formação de um sistema coerente de atividades arquitetônicas, realização de uma entidade artística de um trabalho arquitetônico e integridade do ambiente arquitetônico sob reconhecimento de “marcas de referências” artísticas. Este é o objetivo do trabalho, afirmar o conceito de integração artística na arquitetura contemporânea através da solução das seguintes tarefas: estudo de teorias científicas integrais em que a arquitetura se baseia; estudo da integridade artística dentro do contexto ambiental; descoberta de direções de diálogo de belas artes e arquitetura; análises de métodos de arquitetura contemporânea; desenvolvimento, por parte do autor, do conceito sobre campos da integração; modelo teórico e princípios artísticos de integração. A hipótese afirma, é a integração artística que permite interagir em diversas condições, tendências e abordagens na direção de criação do processo coordenado e imagem integral da arquitetura contemporânea. A metodologia é baseada na interconexão de estudos de arquitetura, belas artes, design ambiental, filosofia como fenômenos da cultura mundial atual. As seguintes colocações teóricas são formuladas: conceito de campo de integração artística; princípios de integração espaciais e temporárias; princípios de interação entre arte e a arquitetura contemporânea; princípios individuais de integração artística no trabalho de um arquiteto; princípios versáteis de metasistemas integrados; modelo teórico de integração artística na arquitetura atual na sua integridade multidimensional. O artigo é ilustrado por diagramas e fotos do autor.
Palavras-chave: campo, integração da arte, arquitetura contemporânea, arquiteto, arte, conceito, modelo teórico, princípios, cidade, ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.