Análise do processo de projeto sob a teoria cognitiva: sete dificuldades no atelier

Autores

  • Wilson Florio Universidade Mackenzie. Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2011.72.06

Resumo

O objetivo deste artigo é propor procedimentos didáticos que permitam ao estudante converter seus conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos, de modo a torná-lo mais consciente de suas ações projetuais. De um modo complementar, propomos uma definição sobre o papel da experimentação e suas influências no processo decisório das soluções projetuais em arquitetura. O objeto de análise são os relatos resultantes de experimentações realizadas por estudantes no TFG. A pesquisa foi realizada entre 2009 e 2010. A partir do acompanhamento do desenvolvimento do projeto, da organização sistemática dos artefatos produzidos na prática e de sua reflexão teórica, foi possível identificar as ações cognitivas realizadas pelo estudante, cujo resultado propiciou a identificação de sete dificuldades a serem superadas para a resolução de problemas.

Palavras-chave: cognição, processo de projeto, experimentação,  ensinoaprendizagem, TFG.

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Publicado

2011-12-23

Como Citar

Florio, W. (2011). Análise do processo de projeto sob a teoria cognitiva: sete dificuldades no atelier. Arquitetura Revista, 7(2), 161–171. https://doi.org/10.4013/arq.2011.72.06

Edição

Seção

Artigos