O USO DE MÍDIAS MÓVEIS APLICADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAISAGISMO

Autores/as

  • Gustavo Henrique Campos de Faria Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sara Dotta Correa Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Verzola Vaz Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emanuele de Castro Nascimento Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.10

Resumen

O trabalho tem como objetivo investigar o uso do aplicativo PlantNet como instrumento didático no ensino de projeto paisagístico, abordando as experiências de discentes do curso de arquitetura e urbanismo. A partir do processo de definição da vegetação, buscou-se relacionar a construção coletiva de um banco de dados digital, baseado em realidade aumentada, como um processo de aprendizagem estruturado em situações cotidianas reais. Como estratégia metodológica, a pesquisa, classificada como pesquisa-ação, constitui de uma oficina experimental com coleta de dados empírica, questionários e observação participante. O tratamento dos dados decorreu de análise de conteúdo com triangulação das evidências coletadas, a qual contribuiu para a síntese dos dados qualitativos, relacionando-os com as convergências e divergências da literatura existente. Como resultados, foi observado que ferramentas de reconhecimento de vegetação permitem novas formas de ensino-aprendizagem baseadas na catalogação de vegetação em geral, estimulando alunos na elaboração de fichas de vegetação mais amplas e baseadas na estrutura real do paisagismo.

Palavras-chave: Projeto, Aplicativo Móvel, Ensino, PlantNet.

 

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Campos de Faria, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2016), mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina ( previsão de conclusão em maio de 2020). Atualmente faz parte do Grupo de Modelagem Avançada (GMA-UFSC) que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área da computação aplicada ao planejamento, desenvolvimento e gestão do ambiente construído. Também é integrante do Laboratório de Mídias, Arquitetura e Urbanismo (labMiAU-UFSC), em que busca-se compreender o processo de midiatização na sociedade contemporânea e a sua integração com a área da arquitetura e urbanismo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo abordam questões relacionadas aos impactos das novas mídias na dinâmica urbana, desde a interação do usuário com o espaço público ou a gestão da cidade por meio de mídias digitais, e como estas influenciam o ensino de arquitetura e urbanismo. Possui experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura da Cidade, atuando nos seguintes temas: mídias digitais, espaços públicos abertos, planejamento urbano, smart cities.

Sara Dotta Correa, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é aluna regular do Programa de Pós de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) na modalidade Mestrado. Participou como bolsista de pesquisa (PIBIC)  no Programas de Iniciação Científica do CNPq (2016, 2017, 2018) na área de Sustentabilidade e Desenvolvimento Tecnológico. Foi bolsista da European Commission - Programa Erasmus Mundus - tendo realizado intercâmbio acadêmico na Universidade do Algarve, Portugal (2016-2017), no curso de Arquitetura Paisagista.

?

Carlos Eduardo Verzola Vaz, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado (2009) e doutorado (2011) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Cidades Inteligentes pela University of Melbourne (2015). Atualmente, é docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas relacionadas a utilização de tecnologias computacionais aplicadas ao ensino e projeto de arquitetura paisagística e análise pós-ocupação de espaços livres.

?

Emanuele de Castro Nascimento, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui curso técnico profissionalizante em Controle Ambiental pelo Instituto Federal Catarinense (2013) e cursa graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2020-08-26

Cómo citar

Faria, G. H. C. de, Correa, S. D., Vaz, C. E. V., & Nascimento, E. de C. (2020). O USO DE MÍDIAS MÓVEIS APLICADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAISAGISMO. Arquitetura Revista, 16(2), 361–379. https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.10

Número

Sección

Artigos