QUARTOS DE ISOLAMENTO EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: SINERGIA ENTRE LEGISLAÇÃO E PRÁTICA?

Autores/as

  • Thaize Vanessa Costa Bortoluzzi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Patrícia Biasi Cavalcanti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vera Helena Moro Bins Ely Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2020.161.07

Resumen

O quarto de isolamento faz parte de um conjunto de estratégias adotadas no controle e na prevenção das infecções no ambiente hospitalar. Aliado às técnicas hospitalares, ele ajuda a conter as doenças transmissíveis, proteger pacientes, acompanhantes e a equipe de saúde (ES). Todavia, ele não é obrigatório em Unidades de Urgência e Emergência (UUEs), segundo a normativa vigente. O objetivo deste estudo foi investigar a visão dos arquitetos da área hospitalar — classe profissional envolvida na elaboração e revisão de normas para ambientes de saúde — sobre a importância de prever quartos de isolamento nessa unidade. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, se fundamenta em revisão de literatura, que inclui a análise de normas internacionais, e também na compilação de entrevistas semiestruturadas feitas aos arquitetos. Para os entrevistados, a Arquitetura na forma das barreiras físicas é um componente relevante que auxilia na prevenção e contenção das doenças transmissíveis, e demonstrou-se a importância da presença do quarto de isolamento em UUEs. O estudo também permitiu descobrir obstáculos enfrentados pelos arquitetos na concepção do quarto de isolamento, bem como aspectos de projeto não previstos nas normas brasileiras, mas que podem dar suporte ao planejamento desses ambientes.

Palavras-chave: Arquitetura hospitalar, Controle de infecção, Unidades de Urgência e Emergência.

 

Biografía del autor/a

Thaize Vanessa Costa Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Especialista em Arquitetura Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2007). Especialista em Arquitetura de Interiores pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011). Tem experiência na área de Arquitetura e desenvolvimento de produtos, atuando principalmente nos temas de Arquitetura de Interiores e Arquitetura Hospitalar.

Patrícia Biasi Cavalcanti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ/FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com estagio de doutorado (doutorado sanduíche) na California Polythecnic State University/CA/EUA. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Arquitetura, mais especificamente na sub-área de Tecnologia e Habitabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí durante 8 anos, aonde atuou no ensino de disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico. Também atuou no ensino de Desenho e Projeto Arquitetônico como professora assistente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina por 1 ano. Desde 2011 é professora adjunta do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vera Helena Moro Bins Ely, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), mestrado em Licence en Architecture Urbaine - Universite Catholique de Louvain (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Estagio Senior na UCL. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade/Desenho Universal, Psicologia Ambiental e Morfologia Urbana.

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

Costa Bortoluzzi, T. V., Cavalcanti, P. B., & Moro Bins Ely, V. H. (2020). QUARTOS DE ISOLAMENTO EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: SINERGIA ENTRE LEGISLAÇÃO E PRÁTICA?. Arquitetura Revista, 16(1), 119–136. https://doi.org/10.4013/arq.2020.161.07

Número

Sección

Artigos