RETÓRICA ARISTOTÉLICA E MIMESE NO PROJETO ARQUITETÔNICO: OS CASOS “PATO”, “GALPÃO DECORADO” E “GUILD HOUSE” DE “APRENDENDO COM LAS VEGAS”
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.09Resumen
Na obra Aprendendo com Las Vegas (1972), Robert Venturi, Denise Scott Brown e Steven Izenour propõem o estudo de uma arquitetura voltada para a persuasão linguística. Em conjunto com nove estudantes de arquitetura e quatro de planejamento urbano, os envolvidos partem para analisar a forma de Las Vegas por meio dos “elementos ornamentais–simbólicos” da Strip Street, uma das principais vias da cidade. A partir dessa análise, emergem dois modelos voltados para o ato de comunicar-se com os transeuntes: o tipo “Pato”, em que a construção assume uma forma simbólica ligada a seu uso, e o tipo “Galpão decorado”, no qual a forma da edificação encontra-se separada de sua comunicação principal. Com os modelos definidos, os autores comparam a efetividade comunicacional da “Crawford Manor”, uma edificação que busca originalidade com a “Guild House”, um asilo projetado por Venturi e Scott Brown que tanto se utiliza das ideias do modelo “Galpão Decorado” como as amplia, definindo diferentes camadas de comunicação. Neste artigo, propomos uma discussão acerca da capacidade persuasiva desses modelos e das duas edificações citadas a partir de estratégias levantadas originalmente por Aristóteles em suas obras Retórica e Arte Poética. Também abarcamos aqui uma discussão sobre as possibilidades de uso da arte retórica durante o processo projetual em arquitetura, sem direcioná-la para a leitura possível dos casos, mas para a intenção. O objetivo principal é confrontar a retórica, enquanto linguagem, com a ação projetual da arquitetura, de modo a demonstrar como o conhecimento em retórica pode auxiliar projetistas em suas escolhas e defesas, definindo previamente os públicos a serem atingidos, as conclusões e imposições de experiência que as devidas estratégias podem criar.
Palavras-chave: Linguagem arquitetônica, Pato, Galpão decorado, retórica, mimese.
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