Novas exigências decorrentes de programas de certifi cação ambiental de prédios e de normas de desempenho na construção
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2014.102.06Resumen
Preocupações ambientais e de desempenho no ambiente construído são tendências mundiais. No Brasil, cresce o uso de certificações ambientais de edificações, e, desde julho de 2013, está em vigor a NBR 15.575. Esta situação tem desafiado o setor como um todo, incluindo projetistas, construtores e fornecedores. As novas exigências afetam especialmente os projetistas, tendo em vista a complexidade das questões que envolvem os temas e devem ser resolvidas na fase de projeto. Esse artigo discute novas exigências decorrentes da adoção de critérios ambientais e do conceito de desempenho, com base nos resultados de duas Dissertações de Mestrado que investigaram o processo de projeto e de produção de um prédio comercial com certificação ambiental e a implantação das normas de desempenho espanhola (CTE) e brasileira (NBR 15.575) por empresas construtoras.
Palavras-chave: construção civil, ambiente construído, certificação ambiental, desempenho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.