Arquitetura, modernidade e restauro em Tenerife. A Casa com Duas Faces, de Alejandro Beautell
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2014.101.01Resumen
A Casa com Duas Faces (2010-2012), localizada em La Laguna (Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha), obra de Alejandro Beautell, já teve grande impacto na mídia internacional especializada como um interessante exemplo de restauro arquitetônico que, por sua vez, incorpora, pelas características próprias da moradia, amplas formulações da criação contemporânea que dialogam no mesmo espaço. O pátio, como elo que conecta simbolicamente a modernidade com a tradição, assim como as diferentes texturas dos materiais utilizados, permite compreender que é um prédio simples, minimalista, que abriga uma vocação utópica, mas intimista, singular no panorama espanhol contemporâneo. Este estudo avalia e contextualiza a obra do arquiteto no marco cronológico e vernáculo onde se localiza, observando as características legislativas da proteção do patrimônio histórico canário.
Palavras-chave: História da Arte, arquitetura em Tenerife, restauro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.