Theo Wiederspahn: obra e legado patrimonial, presentes na arquitetura de Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2013.92.02Resumen
Os projetos do arquiteto alemão Theodor Wiederspahn fazem parte do acervo de construções preservadas no centro histórico da cidade de Santa Maria, no interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Essas edificações datam do final do século XIX e início do século XX e representam uma época na qual o Brasil passava por muitas transformações políticas, sociais e econômicas. Tais projetos são expressão do ecletismo – tendência europeia que abordava o uso de estilos arquitetônicos e elementos de diferentes procedências de forma isolada ou em coexistência. Essas edificações são marca de um passado glorioso e podem ser visitadas até os dias de hoje. Este trabalho tem por objetivo estudar as obras de autoria do arquiteto Wiederspahn na cidade de Santa Maria. Inicialmente são descritas as três obras apontadas como de autoria do arquiteto nesta cidade: o Palacete Dr. Astrogildo de Azevedo (atual Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani), o prédio do antigo Banco Nacional do Comércio (atual Caixa Econômica Federal) e o Clube Caixeiral. Através de análises elaboradas de acordo com as categorias definidas por Francis Ching (1998), identificaram-se os elementos arquitetônicos que são peculiares ou singulares na concepção dos projetos de Wiederspahn. Estas análises permitiram uma comparação entre as três edificações estudadas e conduziram à identificação dos elementos arquitetônicos característicos na concepção projetual de Wiederspahn.
Palavras-chave: Theodor Wiederspahn, conservação, preservação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.