O USO DE MÍDIAS MÓVEIS APLICADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAISAGISMO
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.10Resumo
O trabalho tem como objetivo investigar o uso do aplicativo PlantNet como instrumento didático no ensino de projeto paisagístico, abordando as experiências de discentes do curso de arquitetura e urbanismo. A partir do processo de definição da vegetação, buscou-se relacionar a construção coletiva de um banco de dados digital, baseado em realidade aumentada, como um processo de aprendizagem estruturado em situações cotidianas reais. Como estratégia metodológica, a pesquisa, classificada como pesquisa-ação, constitui de uma oficina experimental com coleta de dados empírica, questionários e observação participante. O tratamento dos dados decorreu de análise de conteúdo com triangulação das evidências coletadas, a qual contribuiu para a síntese dos dados qualitativos, relacionando-os com as convergências e divergências da literatura existente. Como resultados, foi observado que ferramentas de reconhecimento de vegetação permitem novas formas de ensino-aprendizagem baseadas na catalogação de vegetação em geral, estimulando alunos na elaboração de fichas de vegetação mais amplas e baseadas na estrutura real do paisagismo.
Palavras-chave: Projeto, Aplicativo Móvel, Ensino, PlantNet.
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