Desenvolvimento de blocos translúcidos para utilização na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2015.111.05Resumo
O concreto translúcido começa a aparecer nas publicações e nos laboratórios de pesquisa do Brasil e do mundo. É um material com grande potencial sustentável, mas que ainda não é produzido em larga escala no Brasil, em parte pelo desconhecimento da maioria da população e da comunidade técnica e em parte pelo seu elevado custo. A partir disto, este trabalho pretende desenvolver um bloco translúcido com execução diferente dos desenvolvidos até agora, que permita uma produção em escala, utilizando fibras dispostas aleatoriamente e reduzindo custos. Foram analisadas propriedades mecânicas e de absorção dos blocos, para comprovar sua viabilidade técnica. Observou-se que os blocos apresentaram resistência acima do esperado, chegando a 61,5 MPa, além de baixa absorção capilar, não superior a 0,39% do volume, em 90 minutos de ensaio.
Palavras-chave: bloco translúcido, fibras ópticas, propriedades mecânicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.