Influências francesas na constituição do cenário arquitetônico-paisagístico dos condomínios paulistanos

Autores

  • Solange Moura Lima de Aragão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.05

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a influência francesa na constituição do cenário arquitetônico-paisagístico dos conjuntos de edifícios residenciais construídos na cidade de São Paulo a partir de 1990. A arquitetura, especialmente quando considerada em seus aspectos externos, e os espaços livres de edificação de parte desses condomínios apresentam características da arquitetura e dos jardins franceses, de tal modo que aparecem dissociados do entorno na paisagem. Esse emprego do estilo arquitetônico e paisagístico francês enquanto modelo ou padrão pode ser explicado considerando-se o papel dos empreendedores imobiliários, a  persistência do ecletismo na cidade de São Paulo e da obsessão por tudo que é europeu – constatada por Gilberto Freyre em relação ao século XIX – e a associação que se estabelece no imaginário social paulistano entre os ícones arquitetônicos e paisagísticos franceses e os símbolos de status e de poder.

Palavras-chave: conjuntos de edifícios residenciais paulistanos, cenário arquitetônico-paisagístico, influência francesa.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

de Aragão, S. M. L. (2011). Influências francesas na constituição do cenário arquitetônico-paisagístico dos condomínios paulistanos. Arquitetura Revista, 7(1), 54–62. https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.05

Edição

Seção

Artigos