Suporte à coordenação de fóruns de discussão em cursos a distância

Autores

  • Denise Filippo
  • Hugo Fuks
  • Carlos J.P. de Lucena

DOI:

https://doi.org/10.4013/sct.2009.20.1.03

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação na qual são investigadas ferramentas para prover suporte à coordenação de aprendizes e mediadores em fóruns de discussão de cursos a distância. Em um ambiente assíncrono como o dos fóruns, os participantes devem verificar regularmente o ambiente de aprendizagem (Learning Management System - LMS) para acompanhar o andamento da discussão e as atividades dos demais participantes. Sem estas informações, os aprendizes e mediadores não coordenam suas atividades em função do andamento do grupo e perdem oportunidades de se comunicarem sincronamente. As ferramentas investigadas neste trabalho visam manter aprendizes e mediadores informados sobre o que ocorre em um fórum sem que eles tenham que se conectar à interface web para desktop do ambiente de aprendizagem.

Palavras-chave: coordenação de fóruns de discussão, notificação, análise da interação, m-learning, pesquisa-ação, percepção.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Edição

Seção

Artigos