Considerando fatores sócio-afetivos para a formação de grupos em ambientes colaborativos de aprendizagem apoiados por computador utilizando algoritmos genéticos
DOI:
https://doi.org/10.4013/sct.20082.05Resumo
Na aprendizagem colaborativa, fatores sócio-afetivos, como cooperação, motivação, afi nidades sócio-cognitivas, pró-atividade, interação, entre outros, desempenham um importante papel de estímulo à colaboração, bem como atuam na construção das relações do ser humano dentro de uma perspectiva sócio-cultural. Segundo pesquisadores, em atividades colaborativas de aprendizagem, habilidades individuais sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outros a fi m de obterem maior êxito no trabalho coletivo. Embora os pedagogos e outros pesquisadores da educação apontem a importância de considerar fatores sócio-afetivos em atividades colaborativas de aprendizagem, poucos ambientes educacionais colaborativos assim estão fazendo. São a partir destes desafios que este trabalho busca avançar no estado da arte, bem como apresentar ações de inferências dos fatores sócio-afetivos Capacidade de Cooperação, Personalidade, Liderança e Afinidade Social, de modo a serem utilizadas como critérios na formação de grupos de estudantes para trabalharem colaborativamente através da modelagem de um Algoritmo Genético.
Palavras-chave: afetividade, algoritmos genéticos, aprendizagem colaborativa.