Uso de softwares na abordagem qualitativa: a experiência da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”
Palavras-chave:
comunicação, pesquisa qualitativa, ferramentas informacionais, NVivo, SPSS.Resumo
Este artigo é fruto de uma experiência de pesquisa nacional sobre o consumo midiático juvenil que congrega 27 equipes de investigação. A discussão está centrada no uso de metodologias informacionais na pesquisa qualitativa que, a partir de softwares como o NVivo e o SPSS, potencializaram tanto a configuração dos procedimentos como a organização, armazenamento, descrição e interpretação dos dados construídos em campo. Em tempos de transformações culturais impulsionadas pela convergência tecnológica, que requer diversas angulações e maior quantidade de dados para dar conta dos fenômenos, as pesquisas, mesmo as qualitativas, podem se valer das ferramentas informacionais para ampliar seu alcance.Downloads
Como Citar
DANIELA SCHMITZ ET AL., N. J. M. M. T. Uso de softwares na abordagem qualitativa: a experiência da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/12492. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).