Uso de softwares na abordagem qualitativa: a experiência da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”

Autores

  • Nilda Jacks, Mariângela M. Toaldo, Daniela Schmitz et al.

Palavras-chave:

comunicação, pesquisa qualitativa, ferramentas informacionais, NVivo, SPSS.

Resumo

Este artigo é fruto de uma experiência de pesquisa nacional sobre o consumo midiático juvenil que congrega 27 equipes de investigação. A discussão está centrada no uso de metodologias informacionais na pesquisa qualitativa que, a partir de softwares como o NVivo e o SPSS, potencializaram tanto a configuração dos procedimentos como a organização, armazenamento, descrição e interpretação dos dados construídos em campo. Em tempos de transformações culturais impulsionadas pela convergência tecnológica, que requer diversas angulações e maior quantidade de dados para dar conta dos fenômenos, as pesquisas, mesmo as qualitativas, podem se valer das ferramentas informacionais para ampliar seu alcance.

Downloads

Como Citar

DANIELA SCHMITZ ET AL., N. J. M. M. T. Uso de softwares na abordagem qualitativa: a experiência da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/12492. Acesso em: 23 maio. 2025.