O lado de dentro da palavra: epistemologias e as imagens poéticas na semiosfera
Keywords:
epistemologia poética, linguagem, sistemas de imagens, semiótica da cultura.Abstract
O presente artigo pretende brevemente discutir a poesia como um instrumento válido no que tange à produção de conhecimentos plurais e significantes. Para isso foi necessário apresentar uma crítica à chamada ciência racionalista. O objetivo da pesquisa se concentrou em apontar possíveis caminhos a serem trilhados em relação às análises poéticas atreladas aos múltiplos fenômenos do cotidiano. Metodologicamente foi escolhido, enquanto natureza qualitativa, o método dedutivo, alicerçado por autores que desenvolveram referenciais bibliográficos que versam sobre o tema, como, por exemplo, Bachelard, Barthes, Foucault, Glissant, Lótman, Morin, Santos, entre outros.Downloads
How to Cite
THERENCE SANTIAGO ALVES FEITOSA, U. S. A. O lado de dentro da palavra: epistemologias e as imagens poéticas na semiosfera. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/12488. Acesso em: 23 may. 2025.
Issue
Section
Temas Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).