Comunicação Epistemologia Retórica
Palabras clave:
comunicação, epistemologia, retórica, política.Resumen
Inserido na sequência de investigação mais ampla, esse trabalho procura estudar “os modos de dizer” como reserva epistemológica do comunicar. Dividido em cinco itens, ele discrimina as bases arqueológicas dos “modos de dizer” que sustentam “modos de pensar” geradores de uma dimensão retórica da comunicação e da sua epistemologia. Aquelas bases são comuns às Ciências Humanas, mas, considerando suas consequências comunicativas, propõe-se estudar as decorrências políticas da linguagem ao estarmos em comunicabilidade contínua. Desloca-se a matriz política da comunicação, levando-a a ultrapassar os dispositivos midiáticos e espetaculares que atuam como sedutora forma de poder disciplinador do social, a fim de lhe permitir atingir o comunicar que, disperso e indefinido, encontra-se na rede de processos mais interativos do que mediativos.Descargas
Cómo citar
D’ALESSIO FERRARA, L. Comunicação Epistemologia Retórica. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/12487. Acesso em: 23 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).