Redução da mortalidade infantil na Região Sul do Brasil nos anos de 2000-2010
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2018.141.02Resumo
A redução da mortalidade infantil é essencial, representando um significativo avanço nos indicadores de desenvolvimento local, assim como, uma melhora da qualidade de vida da população. No Brasil, a Região Sul apresenta as menores taxas de mortalidade infantil do país. O presente trabalho realiza uma análise, procurando captar quais as variáveis determinantes que mais impactaram na redução da mortalidade infantil na Região Sul do Brasil, compreendendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos anos 2000-2010, no intuito de melhorar a eficiência de políticas voltadas para a redução da mortalidade infantil. Para tanto, utilizou-se a metodologia de dados em painel equilibrado, através de dados empilhados, com auxílio do Software Stata 12. Identificou-se uma redução da mortalidade infantil, impactada principalmente pelo aumento da renda per capita, redução da taxa de analfabetismo (15 anos ou mais) e elevação da despesa total por habitante com saúde, por ano, segundo município.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.