Eficiência dos gastos públicos municipais em saúde: uma análise utilizando o método DEA em dois estágios
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2017.133.03Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a eficiência do gasto público municipal em saúde no Rio Grande do Sul. Para isso é utilizado o método Análise Envoltória de Dados (DEA) com correção de viés usando Bootstrap e variáveis socioeconômicas, conforme Simar e Wilson (2007). Os dados foram obtidos no DATASUS e no Atlas do Desenvolvimento Humano. Considerando os resultados obtidos com o método DEA convencional, 19 municípios mostraram-se eficientes. Após a correção de viés, apenas um município permaneceu como eficiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.