A influência da integração nos processos de organizações de saúde
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2017.133.02Resumo
O presente ensaio objetiva oferecer aos gestores hospitalares subsídios para melhoria operacional de suas organizações através da proposição de um framework teórico suportado por uma revisão sistemática de literatura, a fim de realizar o levantamento dos artigos internacionais que tratam da relação entre a integração, a gestão da qualidade e a eficiência de organizações hospitalares. Como a atividade assistencial é fragmentada e dependente de profissionais diversos, é através do seu trabalho integrado e colaborativo que os melhores resultados podem ser obtidos. Além disso, o foco nos processos possibilita eliminar as contingências apontadas por diversos estudos que impedem a implementação da integração organizacional. Este estudo propõe que a eficiência das organizações hospitalares ocorre através da integração organizacional a nível de processos, juntamente com a gestão da qualidade e que é da união desses constructos que é possível obter o constructo eficiência. Para que isto ocorra, é necessário que a alta gestão perceba a importância estratégica dos diversos profissionais do setor operacional na produção da atividade assistencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.