A política comercial brasileira e sua influência no setor vitivinícola

Autores

  • Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS (PPGE/PUCRS).
  • Clailton Ataídes de Freitas Professor Associado da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).
  • Paulo Ricardo Feistel Professor da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2017.131.02

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o setor vitivinícola brasileiro, os principais países que possuem relações comerciais com o Brasil, quais são os principais instrumentos de política comercial adotados com os blocos comercias, quais são as principais tarifas e quais são os efeitos desta política comercial frente à balança comercial deste setor. Nesse sentido, pode-se constatar que os instrumentos da política comercial brasileira não são capazes de conter as importações de vinhos, vindos principalmente da Argentina e Chile, que afetam o setor vitivinícola, causando um elevado déficit no balanço comercial, que é acompanhado pela redução de competitividade.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS (PPGE/PUCRS).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS (PPGE/PUCRS). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE&D/UFSM).

Clailton Ataídes de Freitas, Professor Associado da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

Pós-Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA). Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Professor Associado da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

Paulo Ricardo Feistel, Professor da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

Doutor em Economia (Pimes/UFPE). Professor da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

Downloads

Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Artigos