Valor da produção, produtividade e uso dos insumos na agricultura – uma análise descritiva para alguns estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2017.131.01Resumo
O setor agrícola brasileiro possui destacada importância no mercado internacional de commodities, e também para o desempenho da economia brasileira, o que justifica a demanda por estudos direcionados ao setor. Nesta pesquisa, buscou-se avaliar a evolução da produção agrícola e da utilização dos principais insumos de produção ao nível estadual. O objetivo central foi explorar, de forma desagregada, as relações entre estas variáveis, e avaliar a contribuição de cada insumo para o crescimento do valor da produção em um período mais recente. Esta pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, baseando-se na coleta, observação e compilação de dados de diversas fontes, construção de séries históricas e, finalmente, análise descritiva dos resultados. Entre os principais resultados, observou-se: concentração da produção agrícola no País, seja entre estados ou entre culturas; padrão divergente de crescimento do valor da produção entre os estados estudados; terra e trabalho não acompanharam a magnitude do crescimento do valor da produção; a intensidade do uso de fertilizantes cresceu significativamente, e o diferencial da intensidade de uso entre os estados diminuiu ao longo do tempo.Downloads
Publicado
2017-11-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.