Comércio internacional brasileiro: evidências da crise econômica de 2008

Autores

  • Ricardo Capra Schuch Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Daniel de Abreu Pereira Uhr Professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Programa de Pos-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM). Doutor em economia pela Universidade de Brasilia (UnB).
  • Julia Gallego Ziero Uhr Professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Programa de Pos-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM). Doutor em economia pela Universidade de Brasilia (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2016.122.01

Resumo

Sob a ótica do modelo gravitacional de comércio internacional, este trabalho tem como objetivo testar o impacto da crise econômica de 2008 sobre as transações comerciais brasileiras. A base de dados utilizada apresenta uma estrutura longitudinal, constituída de 230 países, para o período de 1989 a 2012, com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil (MDIC), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Centro de Estudos Prospectivos e Informações Internacionais (CEPII). Utiliza-se metodologias de dados em painel e os resultados mostraram que a crise afetou o comércio brasileiro negativamente e que esses resultados se mantiveram para as metodologias de controle do viés de seleção.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos