Crescimento econômico dos estados brasileiros: análise a partir da diferença de capital humano entre os gêneros

Autores

  • Eloisa Carla Dalchiavon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Fernanda Mendes Bezerra Baço Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2016.121.04

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar se uma redução na diferença de acumulação de capital humano entre os gêneros tem impacto sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros para o período de 1993 a 2010. Para atender ao objetivo proposto, faz-se um estudo de caráter quantitativo, com a aplicação do modelo de regressão para dados em painel dinâmico e análise empírica baseada no modelo de Solow de crescimento aumentado. De forma geral, conclui-se que o capital humano é de relativa importância para o crescimento econômico dos estados brasileiros e que a escolaridade feminina vem ganhando destaque sobre a masculina, o que seria benéfico para o crescimento econômico se as mulheres aumentassem sua participação no mercado de trabalho, uma vez que estão se escolarizando mais do que os homens.

Palavras-chave: crescimento econômico, capital humano, diferença de gênero.

Biografia do Autor

Eloisa Carla Dalchiavon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Unioeste. Bacharela em Ciências Econômicas pela Unioeste. Bolsista CNPQ/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.

Fernanda Mendes Bezerra Baço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina.Professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Edição

Seção

Artigos