O impacto da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) para as economias norte-americana e europeia

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSM e bolsista de mestrado da FAPERGS. E-mail: mygrelopes@gmail.com
  • Daniel Arruda Coronel UFSM
  • Clailton Ataídes de Freitas Professor Associado III da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D).
  • Rodrigo Abbade da Silva Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.2015.112.05

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar o impacto da criação de uma área de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia, Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP), nas economias dessas regiões. Para tal, utilizou-se o Modelo de Equilíbrio Geral (GTAPinGAMS), a partir da base de dados do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Nesse sentido, foram constituídos dois cenários, o primeiro com a eliminação das tarifas de importação entre UE e EUA, e o segundo aborda a liberalização total de comércio. Os resultados encontrados indicam que os impactos econômicos, no primeiro cenário, seriam mais positivos para os EUA do que para a UE. Contudo, os efeitos do acordo não seriam sufi cientes para a efetivação do TTIP. No segundo cenário, a UE seria a mais beneficiada, pois provoca maiores ganhos de eficiência econômica e sugere a importância dos subsídios na consolidação do bloco.

Palavras-chave: integração regional, comércio internacional, TTIP.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSM e bolsista de mestrado da FAPERGS. E-mail: mygrelopes@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSM e bolsista de mestrado da FAPERGS. E-mail: mygrelopes@gmail.com

Daniel Arruda Coronel, UFSM

 

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM

Doutor em Economia Aplicada (UFV)
Mestre em Agronegócios (UFRGS)
Economista (UFSM)

Clailton Ataídes de Freitas, Professor Associado III da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D).

Professor Associado III da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D).

Rodrigo Abbade da Silva, Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.

Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Artigos