O impacto da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) para as economias norte-americana e europeia
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2015.112.05Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar o impacto da criação de uma área de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia, Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP), nas economias dessas regiões. Para tal, utilizou-se o Modelo de Equilíbrio Geral (GTAPinGAMS), a partir da base de dados do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Nesse sentido, foram constituídos dois cenários, o primeiro com a eliminação das tarifas de importação entre UE e EUA, e o segundo aborda a liberalização total de comércio. Os resultados encontrados indicam que os impactos econômicos, no primeiro cenário, seriam mais positivos para os EUA do que para a UE. Contudo, os efeitos do acordo não seriam sufi cientes para a efetivação do TTIP. No segundo cenário, a UE seria a mais beneficiada, pois provoca maiores ganhos de eficiência econômica e sugere a importância dos subsídios na consolidação do bloco.
Palavras-chave: integração regional, comércio internacional, TTIP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.