Proposta de reestruturação tributária e orçamentária para o RS – uma análise em Equilíbrio Geral Computável
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2015.112.02Resumo
O presente trabalho investiga os efeitos de políticas de reestruturação tributária e de despesas públicas para o Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é avaliar via modelo de Equilíbrio Geral Computável, se mudanças marginais na alíquota de ICMS em setores selecionados e/ou redução de gastos podem levar ao equilíbrio orçamentário das contas públicas estaduais, bem como analisar os potenciais efeitos desses choques sobre a economia gaúcha. Para tanto, foram simulados os impactos dos choques de aumento do ICMS para três setores: energia elétrica, comunicações, refino de petróleo e indústria extrativa de petróleo e gás, e de redução uniforme dos gastos públicos para um fechamento do modelo de curto prazo e outro de longo prazo. Os resultados apontam redução da renda e do emprego no Rio Grande do Sul na maioria dos cenários elaborados, mas com resultados positivos, se a política for permanente (longo prazo) em vez de transitória (curto prazo), sendo um possível equilíbrio orçamentário atingido em aproximadamente dez anos.
Palavras-chave: reestruturação tributária, ICMS, Equilíbrio Geral Computável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.