Análise de operações de cross hedge para o mercado de açúcar cristal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2014.102.05Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar se operações de cross hedge com contratos futuros de etanol hidratado brasileiro e etanol anidro americano seriam uma ferramenta eficiente contra movimentos indesejáveis nos preços do açúcar cristal, dada a ausência de um contrato futuro para os produtores de açúcar cristal no período de 2010-2012. Foram construídas quatro séries semanais para a estimação da razão ótima e da efetividade do cross hedge. Através da matriz de variâncias e covariâncias obtidas com a estimação dos modelos VAR (Vetor Autorregressivo), obteve-se a razão ótima e a efetividade da operação de cross hedge. A razão ótima do cross hedge entre futuro de etanol hidratado brasileiro e açúcar cristal foi de aproximadamente 2%, mas a operação não se mostrou efetiva. Já para o cross hedge entre etanol anidro americano e açúcar cristal brasileiro, a razão ótima foi de aproximadamente 19%, e a efetividade dessa operação foi de 2%, mostrando ser um tanto mais efetiva, mas não sendo suficiente para proteger os agentes do mercado físico de açúcar cristal brasileiro.
Palavras-chave: cross hedge com etanol hidratado brasileiro e anidro americano, mercado à vista de açúcar cristal, efetividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.