Desenvolvimento econômico, instituições e inovação: a interação entre as abordagens institucionalista e evolucionária
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2014.102.01Resumo
O presente artigo apresenta uma síntese das abordagens institucionalista e evolucionária, destacando estas como arcabouços teóricos propícios para a compreensão dos processos históricos de desenvolvimento. Entende-se que o desenvolvimento econômico deve ser tratado como um fenômeno multifacetado, levando-se em consideração as especificidades locais de cada país, ou seja, seus contextos histórico, cultural, econômico, político, ambiental e social. A partir disso, efetua-se uma discussão das ideias apresentadas pelos principais autores das abordagens institucionalista e evolucionária e dos trabalhos atinentes aos referidos assuntos. Segundo essas abordagens, dois determinantes fundamentais do desenvolvimento são as mudanças institucionais e as inovações na dinâmica capitalista. Conclui-se que é necessário fazer uso das duas abordagens, conjuntamente, na análise e entendimento dos diferentes padrões de desenvolvimento econômico.
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, economia institucional, economia evolucionária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.