Exportações brasileiras de petróleo e a especialização da economia em bens intensivos em recursos naturais no período 2000-2012
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.92.04Resumo
A partir da década de 2000, é possível notar um aumento significativo das exportações de bens baseado em recursos naturais na economia brasileira. No entanto, a descoberta do petróleo nas reservas do pré-sal e o aumento dos preços internacionais das commodities, ao mesmo tempo em que proporciona vantagens comparativas para o Brasil no comércio internacional deste produto, pode intensificar a especialização na exportação de produtos básicos com baixo valor agregado. Este artigo analisa a produção e as exportações de commodities energéticas no Brasil no período 2000-2012. Para isso, será construído um índice de especialização das exportações denominado Vantagens Comparativas Reveladas (VCR). Os resultados obtidos apontam que, embora a participação da conta combustíveis na pauta comercial brasileira seja relativamente baixa, ela é crescente, podendo-se identificar sinais de uma especialização nas exportações brasileiras de petróleo nos últimos anos.
Palavras-chave: exportações, commodities energéticas, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.