Conceito de custo de oportunidade aplicado à demonstração contábil do setor público
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.92.03Resumo
Este trabalho tem como objetivo simular um ambiente de tomada de decisão, sendo nosso foco voltado a fazer uma avaliação da aplicação do conceito de custo de oportunidade na construção de demonstrações contábeis, especificamente a utilização deste conceito na Demonstração do Resultado Econômico. A Teoria da Agência e as Finanças Comportamentais têm visões divergentes sobre a racionalidade no processo de tomada de decisão, advogando que outros aspectos juntam-se à racionalidade, sendo tão ou mais importantes que esta para determinar a escolha no processo de tomada de decisão. O ambiente proposto para a avaliação da decisão foi criado buscando eliminar outras variáveis relevantes que pudessem afetar o processo de tomada de decisão. A construção do ambiente de pesquisa foi inspirada nas experiências desenvolvidas por Ariely no livro Previsivelmente irracional. Os respondentes da pesquisa foram escolhidos entre os alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB de diversos semestres, evitando assim uma concentração dos respondentes no início ou final do curso. Ao analisar os resultados dos questionários, fica claro que o processo de tomada de decisão é afetado por aspectos ligados à forma e à posição como as informações são expostas, sendo concluído que é difícil a aplicação do custo de oportunidade como base para a construção da Demonstração do Resultado Econômico, visto a impossibilidade de atender às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e especialmente à NBC T 16.11, que trata do sistema de custos no setor público, onde é dito que a informação de custo deve ter a comparabilidade como um dos seus principais atributos.
Palavras-chave: custo de oportunidade, tomada de decisão, setor público.
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