Análise das práticas de cooperação, aprendizagem e inovação no APL minero-metalúrgico do alumínio em Barcarena (PA)
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2013.91.04Resumo
Este estudo teve como finalidade analisar a intensidade das práticas cooperativas e inovativas desenvolvidas pelas empresas integrantes do arranjo produtivo minerometalúrgico estabelecido no município de Barcarena, na Amazônia oriental brasileira. Sua fundamentação teórica baseia-se nos conceitos da abordagem da economia evolucionária, que relaciona os processos de desenvolvimento com a geração e a disseminação de inovações tecnológicas, proporcionadas pelas condições favoráveis oferecidas pelas aglomerações empresariais e potencializadas pelos efeitos sinérgicos da concentração geográfica de agentes produtivos e institucionais. O universo da pesquisa foi composto por 68 empresas integrantes da rede de fornecedores das empresas centrais deste aglomerado, e a análise foi realizada com a utilização de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados da análise fatorial exploratória demonstram que as práticas empresariais integram quatro fatores latentes, denominados “Cooperação”, “Aprendizagem”, “Treinamento” e “Inovação”; e a análise dos escores fatoriais indica que o fator “Aprendizagem” é o que obteve melhor resultado entre as empresas, com índice 0,522, enquanto o fator “Cooperação” obteve o pior resultado, com índice 0,136.
Palavras-chave: cooperação, aprendizagem, inovação, aglomerados, arranjos produtivos locais (APL).
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