Geração de emprego e renda e a qualidade da educação no estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2012.82.01Resumo
Mediante os esforços do governo mineiropara elevar a qualidade da educação, assim como a relação desta com a geração de renda e redução de sua desigualdade, é fundamental verificar se e como a qualidade da educação oferecida pelo estado de Minas Gerais afetou a renda e a geração de emprego nos municípios mineiros. Destaca-se a importância desse tipo de estudo no estado, uma vez que esse apresenta altos índices de desigualdade de renda e até mesmo dificuldade de gerar renda em determinadas regiões. Como metodologia adotou-se regressão com dados em painel, tendo sido observados os 853 municípios mineiros nos anos de 2005, 2007 e 2009. Quanto à fonte de dados,teve-se como proxy para a qualidade da educação oferecida em cada município os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para a 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para a geração de empregos e o salário médio do trabalho, obtiveram-se as informações a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Os resultados indicaram que a qualidade da educação afeta positivamente e significativamente tanto a geração de emprego quanto o salário médio real. Ressalta-se que o impacto da qualidade da educação mostrou-se mais acentuando para o salário médio real, uma vez que o acréscimo de produtividade trazido pelo aumento da primeira refletiria diretamente no crescimento do salário e indiretamente na geração de emprego. Portanto, o governo mineiro deve intensificar as políticas públicas de ensino como forma de elevar a produtividade da mão-de-obra e, consequentemente, a renda de todas as regiões do estado.
Palavras-chave: qualidade da educação, salário, emprego, Minas Gerais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.