Situação de trabalho e estudo de adolescentes e jovens no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2012.81.05Resumo
O presente trabalho buscou analisar a condição de trabalho e estudo dos jovens no Rio de Janeiro. A faixa etária objeto de estudo compreendeu os jovens de 12 a 23 anos de idade. Para análise selecionou-se quatro variáveis de respostas, “só estudo”, “só trabalho”, “trabalho e estudo” e “não trabalho e nem estudo”. A análise limitou-se ao ano de 2009 e os dados utilizados foram referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) daquele ano. Pelo cenário observado, constatou-se que a maioria dos jovens do grupo etário de menor idade (12-14) só estuda, tendência dada pela obrigatoriedade de frequentar a escola nessas idades, que abrangem a faixa etária de 6 a 14 anos. A condição de estudo exclusivo foi maior para as mulheres em todas as idades, ao passo que a inatividade para essas também é maior em todas as idades, o que igualmente foi verificado para o Brasil (Oliveira et al., 2011). Para homens, percebeu-se que a condição de trabalho exclusivo é maior do que para as mulheres, o que confirma a tendência de transição precoce do homem para o mercado de trabalho. Em relação à condição do jovem na família, verificou-se que para filhos o estudo exclusivo é maior para homens e mulheres de todas as idades, no entanto esse efeito é maior para as mulheres. Constatou-se ainda que a defasagem escolar afeta a permanência na condição de estudo exclusivo e aumenta a condição de inatividade.
Palavras-chave: mercado de trabalho, jovens, transições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.