A análise do orçamento familiar da cidade de Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2011.72.05Resumo
O estudo tem por objetivo analisar a composição e estrutura do orçamento das famílias da cidade de Caxias do Sul e resulta de duas pesquisas de orçamento familiar. As pesquisas foram realizadas em 1995 e em 2008, com a finalidade de utilizar seus resultados no cálculo do Índice de Preços ao Consumidor e Custo da Cesta Básica de Caxias do Sul, abrangendo amostras de famílias com rendade até 31 salários, distribuídas em 50 bairros. Caxias do Sul possui 405 mil habitantes, dos quais 94,1% residem na zona urbana, e apresenta uma renda percapita superior a do estado em 46,2%. A indústria de transformação é a principal do município e emprega mais da metade da mão de obra da indústria local. Os resultados da pesquisa de orçamento familiar, realizada em 2008, indicaram que as ponderações por categoria de produtos, no total do orçamento familiar, passaram a ser bastante similares àquelas observadas no IPCA do IBGE. As principais mudanças registradas no orçamento familiar de Caxias do Sul foram observadas na categoria de produtos de alimentação, que caiu de 0,30 em 1995 para 0,18 em 2008, representando redução de 40,85%. Os subgrupos de produtos designados Alimentos para Animais; Alimentos Infantis, Gastos com Cuidados Pessoais, Combustíveis e Lubrificantes; Despesas com Acessórios para Carros; Impostos e Seguro e Uniforme Escolar tiveram suas participações acrescidas acima de 100% no total do orçamento familiarde 2008 em relação ao de 1995.
Palavras-chave: Orçamento familiar, números-índices, cidade de Caxias do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.