Avaliação dos impactos socioeconômicos de projetos energéticos – eletrificação rural: área de concessão da ENERSUL – MS
Resumo
Este artigo busca avaliar os impactos no perfil energético das propriedades rurais, decorrentes da implementação do Programa de Eletrificação Rural “Luz no Campo” para a área de concessão da ENERSUL – Empresa Energética de Mato Grosso do Sul, durante três fases da pesquisa de campo: a fase ex-ante, a fase intermediária e a fase ex-post. Será apresentado um painel do perfil de consumo energético das comunidades e, além disso, as relações entre esse consumo e a renda familiar dessa população. Serão identificadas algumas transformações que o homem do campo sofre com a chegada da energia elétrica. Os resultados auxiliarão os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas que promovam a otimização do uso de recursos energéticos, assim como na promoção do desenvolvimento rural.
Palavras-chave: Energia, Eletrificação rural, Desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.