Uma reflexão do comércio internacional dos setores de carne de frango e de soja do Brasil e Mercosul
Resumo
O presente trabalho visou analisar a competitividade das exportações brasileiras de carne de frango e dos principais produtos da soja comparativamente aos demais membros do Mercosul como também entre países selecionados. Para alcançar tal intento foram utilizados três indicadores, ou seja, um que demonstra como se apresenta a posição do Brasil no mercado mundial desses produtos comparativamente aos outros países pesquisados; outro indicador que mostra como se comportou as negociações comerciais do Brasil, no que diz respeito a esses produtos, com os países pesquisados e, finalmente, um indicador de vantagem comparativa. O resultado da análise demonstrou que a produção brasileira da carne de frango é altamente competitiva, ficando atrás somente dos EUA; em relação aos produtos da soja, o Brasil também possui excelente representação internacional e com expectativa de um crescimento ainda maior na produção. Conclui-se que o Mercosul pode ser um destino muito promissor às exportações brasileiras de carne de frango e soja em grão, desde que sejam solucionadas algumas controvérsias como, por exemplo, existência de barreiras não tarifárias impostas pela Argentina, principalmente.
Palavras-chave: Competitividade; integração econômica, vantagem comparativa, Mercosul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.