Estudo das potencialidades de crescimento e desenvolvimento competitivo da indústria moveleira da cidade de Santa Maria, RS
DOI:
https://doi.org/10.4013/4331Resumo
Diante das dificuldades enfrentadas pelas indústrias nacionais nos últimos anos e da preocupaçãocom o setor industrial como forma de contribuir para o desenvolvimento local, este trabalho traz como objetivo estudar as potencialidades de crescimento e desenvolvimento competitivo da indústria moveleira da cidade de Santa Maria/RS. Para tanto, foram analisadas as estratégias adotadas pelas empresas da cidade, a adequação do setor como cluster e sua competitividade. Após a aplicação dos questionários às empresas associadas ao NUMOV/SM, foi possível constatar que a estratégia preferida pela maioria delas é a diferenciação, o que contribui para um melhor desempenho, em função do mercado ao qual as empresas pertencem. Sobre o processo de clusterização, apesar de algumas dificuldades terem sido observadas, também se constataram muitas potencialidades, como, por exemplo, a existência de liderança e cooperação no setor. As variáveis analisadas com relação à competitividade da indústria mostraram, de uma forma geral, comportamento satisfatório, no entanto, com alguns problemas que ocorrem em função do baixo crescimento econômico na região. Destaca-se, desta forma, que as potencialidades estão presentes, mas para que a indústria se desenvolva é necessário que tais problemas sejam eliminados, pois, assim, o setor será capaz de gerar um impacto mais significativo na economia local, contribuindo para a geração de renda e emprego na região.
Palavras-chave: Indústria moveleira; desenvolvimento competitivo, cluster.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.