Disparidades regionais: análise comparada de desenvolvimento entre regiões do Brasil nos anos noventa – Sul e Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.4013/4297Resumo
Este artigo analisa o desenvolvimento econômico e social das Regiões Sul e Nordeste do Brasil na década de 1990. Em um primeiro momento, são apresentados o conceito de desenvolvimento e os indicadores sociais utilizados para mensurar o desenvolvimento econômico e humano nos países e nas regiões. A partir dos dados da evolução da situação econômica e social brasileira, analisa-se o desenvolvimento das Regiões Sul e Nordeste. Por fim, apresenta-se a dicotomia existente entre essas regiões do Brasil quanto ao desenvolvimento socioeconômico. Os indicadores sociais brasileiros evidenciaram uma melhora significativa depois da implementação do Plano Real, em 1994, pois este proporcionou a estabilização da inflação, aumentou o poder de compra da população mais pobre e reduziu a desigualdade. Além da estabilização, as transferências de renda promovidas pelo governo federal também foram determinantes para a redução da desigualdade e a melhoria dos indicadores sociais. A dicotomia, no entanto, permanece, pois as raízes ligadas ao processo histórico de formação econômica e social, a constituição do mercado de trabalho e a estrutura fundiária influenciaram de forma diferente as regiões do Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, desigualdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.