Avaliação empírica do emprego formal agropecuário na região Centro-Oeste no período de 2000 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.4013/4276Resumo
O processo de mecanização da agropecuária brasileira tem provocado modificações na produção e no mundo do trabalho rural do país. De um lado, observam-se altas produtividades e, de outro,o emprego de pouca mão de obra. O presente artigo tem como objetivo analisar as características dos postos de trabalho gerados na agropecuária, na região Centro-Oeste, entre 2000 e 2008, mediante o contexto de modernização dos processos produtivos em tal setor. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Os resultados sugerem que o emprego de tecnologias no processo de produção no meio rural tem precarizado o emprego na agropecuária do Centro-Oeste, ao apresentar queda na participação relativa dessa atividade quando comparado aos demais setores, especialmente serviços e comércio, além de rendimentos médios decrescentes entre 2000 e 2008. Em termos de perfil, em 2008, as vagas criadas foram predominantemente para a mão de obra masculina, composta por ocupados com até 29 anos, auferindo, em sua maioria, no máximo 2 salários, trabalhando em empresas de microporte, com oportunidade de emprego especialmente para os mais escolarizados.
Palavras-chave: agropecuária, mecanização, saldo de vagas, Centro-Oeste.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.