Acadêmico e militante: legados do Pe. José Odelso Schneider, em sua vida de combate às desigualdades sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2020.162.01Resumo
Nos corredores da UNISINOS, era bom encontrar um senhor que, com um sorriso e um olhar atencioso, perguntava: ‘E... como vai o meu amigo humanista’? Essa é uma memória que guardo do Pe. José Odelso Schneider. A partir dessa pergunta surgia, sempre, uma conversa em que cultura, bom humor, histórias de vida e conceitos humanistas pautavam a ‘melodia do momento’. Não eram encontros marcados, mas sempre foram encontros onde conversávamos sobre o ‘Dasein no mundo’, com olhar criterioso. [...] Fico contente em ter conhecido o Pe. Odelso e de poder ter lhe dito diversas vezes, ao final de nossas confabulações: ‘Amigo, é sempre bom conversar com o senhor’. Dizer para uma pessoa que é bom poder conversar com ela, é não adiar o humanismo que temos a oportunidade de viver aqui e agora. (Professor Clovis Gedrat, Coordenador do Curso de Filosofia, UNISINOS, janeiro, 2021).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.