Avaliação dos regulamentos agrícolas no comércio de grãos e sementes oleaginosas
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2021.171.04Resumo
Este estudo aplica índices que permitem expressar o rigor relativo dos regulamentos de LMR de pesticidas entre países que comercializam grãos e sementes oleaginosas. Os resultados fornecem inferências em termos de segurança alimentar, sobretudo no que tange à dificuldade dos exportadores em alterar seus processos produtivos para atender às exigências dos importadores. Os resultados sugerem que os maiores custos de conformidade podem ocorrer na adequação ao LMR determinado para o Glufosinate-Ammonium e o Glyphosate no mercado de milho, para o Chlorothalonil na soja e para o Paraquat e Spinosad nas exportações de trigo. Esse tema é importante e requer atenção face à constante atualização nos produtos e níveis permitidos de pesticidas exigidos, pois podem afetar a produtividade dos cultivos. Trata-se, portanto, de questão relevante para o desenvolvimento de políticas comerciais voltada a setores agroalimentares de países que buscam consolidar e expandir seu comércio
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.