Crescimento, produtividade e especialização produtiva: explorando a decomposição do crescimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2021.171.03Resumo
Este artigo compara a conhecida decomposição da produtividade pelo método shift-share com uma decomposição de crescimento em efeitos de produtividade e emprego. As decomposições possuem termos iguais, permitindo entender melhor as diferenças entre elas e o papel da especialização produtiva e bônus estrutural no crescimento econômico e na produtividade. Uma aplicação para o crescimento no Brasil até 2014 mostra uma contribuição negativa da especialização produtiva tanto para o crescimento da produtividade como para o crescimento econômico, mas um bônus estrutural positivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.