Padrão de inserção de empresas automotivas de Santa Catarina em cadeias globais de valor: um estudo de caso

Authors

  • Henrique Pereira Campos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Silvio Antônio Ferraz Cario Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arlei Luiz Fachinello Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

As Cadeias Globais de Valor (CGV) constituem-se de empresas integradas em redes, que fabricam e agregam partes de produtos em diferentes espaços territoriais, sob certa governança. Nesse contexto, procura-se, neste estudo, verificar o padrão de inserção de empresas industriais selecionadas, do setor automotivo de Santa Catarina nas CGV. Através de entrevistas, obtêm-se informações de três empresas de grande porte, duas fabricantes de autopeças e uma montadora de automóveis. Os resultados apontam que, integradas em redes produtivas, essas empresas atendem as exigências dos clientes e da empresa matriz; adotam estratégias de internacionalização de subsidiárias; realizam esforços de upgrading na cadeia de valor; contam com estrutura de pesquisa e desenvolvimento; mantêm vínculos com fontes externas de pesquisas; e contam com incentivos públicos e deparam com barreiras que limitam a competitividade.

Author Biographies

Henrique Pereira Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Analista Econômico das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Silvio Antônio Ferraz Cario, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor Titular dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Arlei Luiz Fachinello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Escola Superior de Agricultura (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Published

2021-12-31

Issue

Section

Articles