Atividade econômica e crédito: uma aplicação VAR/VEC sobre recursos livres e direcionados
DOI:
https://doi.org/10.4013/15781Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a relação entre atividade econômica e o crédito, analisando o impacto sofrido pelo crédito – dividido em recursos livres e direcionados – através de um choque na política monetária. Para tanto, apresenta um histórico sobre tais recursos, bem como implicações teóricas e estudos empíricos acerca dos instrumentos da política monetária atual. Como procedimento metodológico, se utilizou do modelo de vetores auto regressivos (VAR) e o modelo de correção de erros (VEC). Com essa metodologia foi possível comprovar que um aumento no nível de atividade econômica afeta, de formas distintas, os montantes de recursos livres e direcionados; uma vez que os recursos livres geraram uma resposta mais aderente a teoria econômica. Os resultados também confirmam o impacto negativo sofrido pelos recursos direcionados, frente a um choque nas taxas SELIC e TJLP. Por fim, o estudo possui um elevado grau de estabilidade, em que se inovou ao dividir o crédito para realização das funções impulso resposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.