Mercosul: Estado e infraestrutura em direção à integração física e comercial

Autores

  • Luiz Valdemir Ribas da Cruz Jr. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

DOI:

https://doi.org/10.4013/15764

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância da infraestrutura no processo de integração regional entre os países membros do MERCOSUL, considerando aspectos relevantes como a influência do Estado e a importância dos territórios na construção de uma unidade regional. A infraestrutura pode ser uma importante estratégia na construção de um território integrado. A integração regional entre os países membros do bloco necessita ser repensada. A infraestrutura surge como alternativa e reforço da estrutura comercial e política através do elo territorial.

 

Biografia do Autor

Luiz Valdemir Ribas da Cruz Jr., Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Doutorando em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinios - UNISINOS (2018/2022). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015/2017). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2009/2013). Bolsista do programa Santander Universidades de mobilidade acadêmica internacional: cursou "Negócios Internacionales" em intercâmbio na Universidad Autónoma de Tamaulipas - UAT (2012). Concentração de estudos em economia internacional, modelo gravitacional, América Latina e integração regional.

Supervisor de Relações Institucionais e Projetos - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos