Determinantes da vitimização por furto ou roubo no estado de Minas Gerais

Autores

  • Isa Dora Almeida Oliveira da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Raquel Gomes Ramos Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.4013/14914

Resumo

Este artigo utiliza-se de um modelo econométrico de análise qualitativa – Probit – para estabelecer as características associadas à vitimização pelos crimes de furto e roubo no estado de Minas Gerais em 2009. A pesquisa teve como base o suplemento “Características da vitimização e do acesso à justiça no Brasil” da PNAD de 2009. Os resultados mostram que, para ambos os crimes, os indivíduos do sexo masculino, não casados, que apresentam bons rendimentos e são domiciliados em áreas urbanas estão mais propensos a sofrerem um furto ou roubo. Tais características corroboram com o esperado pelas teorias do Estilo de Vida e das Atividades Rotineiras, que defendem que os indivíduos economicamente mais atrativos e socialmente mais expostos têm maiores chances de serem vítimas de crimes contra o patrimônio, tal como os crimes aqui estudados. Além dessas, foram introduzidas outras características pessoais e locais na análise, sob as quais os resultados indicaram que afetam diferentemente a probabilidade de vitimização por cada um dos crimes tratados.

Biografia do Autor

Isa Dora Almeida Oliveira da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestranda em Economia pelo Departamento de Economia - DEE

Raquel Gomes Ramos Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestranda em Economia pelo Departamento de Economia - DEE

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos