Emprego na agroindústria brasileira: aspectos comparativos frente à indústria de transformação não agropecuária

Autores

  • Nicole Rennó Castro Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Esalq - Universidade de São Paulo/USP
  • Gustavo Carvalho Moreira Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.4013/14901

Resumo

Dentro do agronegócio, o mercado de trabalho da agroindústria tem perfil destoante frente à agropecuária, com maiores níveis de formalização e de escolaridade dos trabalhadores. Tendo características diferentes das de seu segmento a montante, esse trabalho objetivou verificar se o perfil da agroindústria é um reflexo, ou se destoa, do perfil da indústria geral de transformação brasileira. Utilizando microdados da PNAD Contínua, foram comparados a estrutura do mercado de trabalho, o perfil socioeconômico dos empregados e os principais determinantes dos salários e do diferencial salarial entre a agroindústria e a indústria de transformação não agropecuária. Como principais resultados, verificou-se empiricamente que as caraterísticas da agroindústria se refletem em salários relativamente menores para seus trabalhadores, com diferencial estimado em 14,3%. Desse diferencial, parte relevante pode ser atribuída ao fato de que, em média, os níveis de escolaridade na agroindústria são inferiores.

Biografia do Autor

Nicole Rennó Castro, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Esalq - Universidade de São Paulo/USP

Doutoranda em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA – ESALQ/USP).  Telefone: 055 19 982032488. E-mail: nicole.renno@cepea.org.br.

Gustavo Carvalho Moreira, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Economista formado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Economia Aplicada pela mesma instituição. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de pesquisa principalmente em Economia Social, Métodos Quantitativos, Microeconometria Aplicada e Microeconomia do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos