Redes de cooperação: o caso da Rede Imobiliárias de Santa Maria, no Rio Grande do Sul

Autores

  • Ricardo Höher Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Lúcia Tatsch

DOI:

https://doi.org/10.4013/1292

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre redes de empresas, que são constituídas por pequenas e médias empresas (PMEs), no qual se buscou demonstrar como tais redes são formadas e de que forma funcionam. Além disso, procurouse verificar as diversas configurações apresentadas por este tipo de organização, os ganhos que as PMEs podem obter quando atuam de maneira conjunta e quais os ambientes de interação existentes dentro das redes. Ainda, tentou-se compreender as relações de troca de informações e experiências (conhecimento e aprendizagem) que ocorrem entre os agentes. Para melhor destacar as evidências teóricas sobre os temas abordados, foi realizada uma pesquisa empírica a partir do estudo de caso da Rede Imobiliárias de Santa Maria. Destaca-se que a pesquisa foi realizada através de entrevistas com os dirigentes das empresas participantes da Rede e com seu presidente. Observa-se que as redes de cooperação estabelecem um ambiente de interação e colaboração entre as PMEs, o que possibilita a obtenção de vantagens que as empresas, de maneira individual, não conquistariam. Ainda, neste sentido, as redes estimulam as trocas de informações e experiências entre seus participantes, facilitando a criação, a transmissão e a conversão dos conhecimentos. Em síntese, a pesquisa demonstrou que as empresas participantes da Rede Imobiliárias de Santa Maria conquistaram vantagens em participar da Rede, pois conquistaram um maior  reconhecimento do mercado local, obtiveram resultados positivos com relação ao volume de negócios concretizados após ingressarem na Rede e aprimoraram técnicas administrativas e de vendas.
Palavras-chave: redes de cooperação, conhecimento e aprendizagem, pequenas e médias empresas.

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Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos